EMBRAER - Instituto Embraer

Blog Notícias

  • 30julho
    45 anos - Primeiro voo do Ipanema

    blog.jpg







    Os primeiros estudos para a fabricação do Ipanema, concebido para modernizar a agricultura brasileira, tiveram início no Departamento de Aeronaves (PAR) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) sob demanda do Ministério da Agricultura do Brasil.

    Com a criação da Embraer em 1969, parte dos projetos do CTA foram transferidos para a Empresa, que assumiu o desenvolvimento da aeronave agrícola, designada EMB 200 Ipanema.

    O primeiro protótipo do Ipanema – prefixo PP-ZIP, com hélice de passo fixo e motor Lycoming de 260 hp – voou pela primeira vez em 31 de julho de 1970, em São José dos Campos (SP).

    Após o sucesso do voo inaugural, dez exemplares da aeronave foram encomendados pela empresa Corsário de Aviação S.A. em março de 1971 e, em dezembro do mesmo ano, o EMB 200 foi certificado. A primeira entrega ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1972. A partir de 1982, com a compra da Neiva pela Embraer, o Ipanema passou a ser produzido integralmente em Botucatu (SP).

    Em 2004, em consonância com o valor corporativo “Construímos um futuro sustentável”, a Embraer, de forma pioneira, introduziu uma importante inovação: o Ipanema se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol.

    Desde então, foram entregues 280 aeronaves dessa versão e outros 204 kits de conversão, os quais permitem transformar os aviões movidos a gasolina de aviação (Avgás) em aviões movidos a etanol, totalizando, assim, 484 aeronaves voando com o biocombustível.

    Em abril de 2015, foi apresentada uma evolução do Ipanema: o EMB 203, com dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao modelo anterior e hopper com capacidade aumentada em 16%. O resultado foi um Ipanema ainda mais produtivo.

    Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é o produto mais longevo da Embraer, com 43 anos de produção ininterrupta e mais de 1.360 unidades entregues. 

     

    É a Embraer integrando tradição e inovação no setor aeronáutico.

    Conheça as aeronaves da Embraer                                                                                                                                                   www.centrohistoricoembraer.com.br

Voltar

Deixe seu comentário:
  •  
  •    
  •  
  • Todos os campos são obrigatórios

Sobre o blog

No blog de notícias do Instituto Embraer você poderá acompanhar as últimas informações sobre os projetos educacionais em andamento, eventos e prêmios. Participe e deixe o seu comentário.