EMBRAER - Instituto Embraer

Blog Notícias


  • 09dezembro
    20 da privatização da Embraer

    ​Inúmeras foram as conquistas alcançadas nas primeiras décadas da Embraer, como a implantação de sua base tecnológica e industrial e suas primeiras incursões no mercado internacional. No entanto, no início da década de ‘90 a empresa enfrentou ventos desfavoráveis diante do contexto econômico negativo e da crise mundial no setor aeroespacial.

    Para reaver a condição de voo, as medidas precisaram ser drásticas: redução no quadro de empregados, suspensão do desenvolvimento do EMB 145 e cancelamento do projeto CBA 123 Vector.

    Após longo processo de negociação e muitas dificuldades enfrentadas, a recuperação teve inicio com a privatização da Companhia - concluída no dia 7 de dezembro de 1994.
    Com o apoio dos novos acionistas controladores a Embraer viveu uma profunda transformação cultural e empresarial, retomando e expandindo projetos fundamentais, a exemplo do EMB 145, posteriormente rebatizado como ERJ 145. A partir deste momento, abriu-se o caminho para a consolidação, modernização e para a conquista de novos mercados em todo o mundo.

    Hoje, com uma base de capital pulverizada, praticando os mais altos níveis de governança corporativa e com uma liderança de mercado nos segmentos em que atua, a Embraer é uma Empresa madura, sólida e que busca o crescimento sustentável, ao continuamente se preparar para os desafios e as oportunidades futuras.

    Veja abaixo depoimentos sobre os 20 anos da privatização.

    fred_ch20.jpg

    Frederico Fleury Curado, Diretor Presidente da Embraer




    osires_ch20.jpg




    Ozires Silva, Fundador da Embraer




    Visite o site do Centro Histórico Embraer







  • 03dezembro
    Instituto Embraer lança a campanha de arrecadação para o programa Fundo de Bolsas

    Os Colégios Embraer são conhecidos pela excelência de ensino e pela capacidade de transformar a vida de jovens por meio da Educação. Em 2013, 86% dos alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley foram aprovados em universidades públicas. A aprovação em universidades públicas e/ou privadas é de 100%.   

    Entretanto, muitos destes jovens não tem condições financeiras de prosseguir com os estudos. Ainda que cursem universidades públicas ou privadas com bolsas de estudo, os gastos com moradia, transporte, alimentação e material didático são altos e impossibilitam que o sonho desses jovens se torne realidade. Com o objetivo de apoiar os alunos durante os estudos universitários, foi criado pelo Instituto Embraer, em 2005, o programa Fundo de Bolsas.  

    O programa beneficia alunos com bom desempenho acadêmico e que comprovem a impossibilidade de arcar com as despesas associadas à graduação.  Este valor colabora para que o aluno se dedique exclusivamente aos estudos sem comprometer seu rendimento em busca de renda.   

    O programa depende de doações para que cada vez mais jovens possam ser beneficiados. Neste ano, o nadador e medalhista olímpico Fernando Scherer e a atriz Françoise Forton se sensibilizaram com a causa e apoiaram gratuitamente a campanha. Abaixo, você pode ver a mensagem que eles gravaram para você.   

    Seja doador do programa Fundo de Bolsas. A diferença entre o sonho e a realidade pode ser você! 


    fbcamp.jpg

Sobre o blog

No blog de notícias do Instituto Embraer você poderá acompanhar as últimas informações sobre os projetos educacionais em andamento, eventos e prêmios. Participe e deixe o seu comentário.