EMBRAER - Instituto Embraer

Blog Notícias


  • 27março
    Alunos do Colégio Embraer - Juarez Wanderley são delegados da ONU por uma semana

     

    Começou hoje (27/03) a SINUS – Simulação das Nações Unidas e o Colégio Embraer – Juarez Wanderley está presente com um grupo de 10 alunos.

    A SINUS é uma atividade organizada anualmente pelos alunos de graduação da Universidade de Brasília, que visa contribuir para a formação dos jovens estudantes de ensino médio do Brasil.

    Durantes as atividades os participantes são incentivados a refletir sobre grandes questões da agenda internacional e a desenvolver um pensamento crítico sobre a atual situação do mundo. Por meio da simulação de organismos multilaterais, são estimulados a procurar alternativas para os grandes conflitos internacionais, fazendo uso da diplomacia.

    Além da simulação, a SINUS promove também atividades culturais e desportivas que, além de educar, proporcionam momentos de descontração e socialização entre os participantes.

    O projeto é visto pelos próprios participantes como uma experiência altamente positiva. “O conhecimento adquirido é imensurável, tanto sobre os determinados temas e comitês da ONU, quanto sobre a política mundial e questões contemporâneas. Essa experiência influenciou a minha vida pessoal, política e cidadã, podendo citar, por exemplo, o incrível melhoramento da oratória, capacidade de argumentação, de resoluções de problemas e de autoconfiança.”, confirma o aluno Henrique Dottoly, que esteve na SINUS 2012.

    Esse ano, os alunos do Colégio Embraer – Juarez Wanderley representam a Arábia Saudita. A cerimônia de encerramento acontecerá no domingo (31/03).​      

               

     ​

  • 22março
    Colégio Embraer - Casimiro Montenegro Filho recebe palestrantes

    O mês de março do Colégio Embraer - Casimiro Montenegro Filho foi marcado por uma série de palestras educativas. As conferências abordaram temas variados, como prevenção do uso de drogas e empreendedorismo.

    Pró-Bio

    O primeiro ministrante foi o Professor Alaor Almeida, da UNESP – Botucatu, Drº em Ciências Biológicas e especialista em Drogas de Abuso e Dependência Química. Durante a palestra ´Prevenção do uso de drogas' foram mostrados testes de detecção de drogas e observados tecidos de órgãos humanos em indivíduos que reiteradamente utilizavam drogas, comparando-os com os de indivíduos não dependentes.

    Os alunos da Pró-Bio acompanharam também a palestra ‘Autonomia da Pessoa com Deficiência’, apresentada pelo sociólogo Paulo Malagutte, pela diretora pedagógica da APAE Tânia Spadin, representantes da ADEFIB (Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu) e da Educação Especial de Botucatu. Na palestra foi explicada a dinâmica de diversas entidades, subsidiando assim as discussões e práticas desenvolvidas no disparador do Pró-Bio.

    alunas.jpg
    Alunas observam o impacto do uso de drogas no organismo humano

     

    Pré-Humanas

    Já para os estudantes do Pré-Humanas o foco foi o empreendedorismo. A primeira, do Professor Roberto Augusto Santos, do SEBRAE, salientou a importância do espírito empreendedor nas diferentes áreas do conhecimento e mostrou aos alunos o perfil de sucesso das pessoas empreendedoras com a conferência ‘Empreendedorismo e visão do Sebrae’

    Outro convidado foi o empresário Rafael Somera, da empresa Solutudo. Rafael trouxe a 'Vida Empreendedora', onde contou histórias de sua própria vida, enfatizando a importância de aprender com as derrotas e comemorar conquistas durante o percurso da vida.

     
    rafael.jpg
    Turma do Colégio atenta nas dicas do empresário Rafael Somera

     
    Finalidade

    Essas ações não só oferecem informações úteis para o dia a dia dos alunos, como também promovem uma visão de mundo mais ampla, permitindo que compreendam um pouco mais sobre a dinâmica do mercado e desenvolvam conhecimentos e habilidades para lidar com os desafios profissionais e pessoais.

     

     

     

     ​

  • 21março
    Passaporte na mão, Nederland!

    Logo que se formou no Colégio Embraer – Juarez Wanderley, em 2008, Lígia da Silva Lima, arrumou as malas e se preparou para viajar quase 600 km em direção da qual seria, a partir de então, sua nova cidade, Viçosa, em Minas Gerais.

    Agora, 5 anos depois, Lígia irá viajar de novo e dessa vez serão os mais de 9 mil km que separam o Brasil da Holanda.

    A estudante sabe que grandes mudanças exigem grandes adaptações. Quando chegou em Minas para cursar Engenharia Ambiental, na Universidade Federal de Viçosa, Lígia teve que aprender a viver em uma cidade diferente, com novos amigos e distante da família. “No início tive bastante dificuldade, isso atrapalhou um pouco meu rendimento.”, disse a futura engenheira, que não desistiu. “Com o tempo fui me adaptando, comecei a estagiar e a participar da empresa júnior do curso, o que me ajudou a entender melhor o que eu faria na prática. Hoje, quase chegando ao fim, me sinto feliz com a escolha e com todas as oportunidades que consegui.”

    Entre essas oportunidades está exatamente seu intercâmbio para a Holanda, onde Lígia participará do programa BRANATEC, celebrado entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a UNIFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior). O programa consoli​da uma cooperação bilateral entre os países, criando troca de conhecimento e aperfeiçoamento dos estudantes.

    A poucos dias da viagem, marcada para abril, Lígia está ansiosa para saber como será essa nova etapa. “Estou um pouco nervosa por ser uma nova experiência, em um país de clima e costumes diferenciados do Brasil.”, diz. Mas as expectativas não poderiam ser melhores. “Sei que vou aprender muitas coisas que me ajudarão a crescer pessoal e profissionalmente, como estudar e estagiar em uma outra universidade, bem como aprender um pouco sobre uma nova língua, holandês, e praticar o inglês, além convivência com pessoas de diferente nacionalidades que também moram lá!”, comemora.


    uva1.jpg
    Universidades da Holanda estão entre as melhores do mundo, segundo raking da Revista Time.

  • 15março
    Salamanca recebe mais um aluno Colégio Embraer

    Pelo 3º ano consecutivo um aluno do Colégio Embraer – Juarez Wanderley foi convidado para participar do programa de intercâmbios disponibilizado pelo Enem em parceria com a Universidade de Salamanca, na Espanha.

    Para ser selecionado, o candidato precisa estar entre os 10 com melhores notas no Exame Nacional de Ensino Médio. Dessa vez, representando o Colégio Embraer, Gustavo Rita, aluno formado em 2012.

    De origem humilde, Gustavo sempre foi um aluno esforçado e empenhado, como afirma o diretor do Colégio, Welington Nunes Souza. “Gustavo participou do projeto Vereador Jovem e Congresso do Meio Ambiente Jovem, do estado de São Paulo. Seu interesse por política e exatas sempre o destacou.”

    Toda dedicação fez com que conquistasse uma vaga no curso de Engenharia Civil, na Universidade Federal de São Carlos. Pouco tempo depois, Gustavo recebeu uma ligação do Ministério da Educação convidando-o para cursar Engenharia de Edificações em Salamanca.

    Percebendo que aquela seria uma grande oportunidade de crescimento, aceitou o convite e se apressou para deixar tudo pronto para a viagem. “Ele (Gustavo) foi para Brasília onde finalizou sua ida para Salamanca e hoje, 15 de março, veio ao Colégio, buscar sua documentação para matrícula na Universidade. Recebeu também a visita do jornal ‘OVale’, que reconheceu a importância de ter um aluno da região em um programa de alcance internacional.”, disse Welington.

    Gustavo embarca rumo a Salamanca e a nova vida no sábado, 16.​

  • 15março
    Campeões dos Miniplanadores conhecem a Embraer

    Os grandes vencedores do ‘Campeonato Embraer de Miniplanadores’ de 2012 fizeram uma visita especial a Matriz Embraer S.A. – Unidade Faria Lima, nesta quinta-feira, 14 de março. A turma da escola E.M.E.F. Mercedes Rachid Edwards, de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos - SP, fez um tour pelos hangares da empresa.

    No passeio, os adolescentes, com idade entre 13 e 16 anos, puderam ver de perto o processo de fabricação das aeronaves, percebendo que todo o trabalho que desenvolveram durante a construção do Miniplanador acontece também com os grandes modelos.

    “Participei de todas as etapas do Miniplanador e estou achando tudo muito interessante!”, afirmou Allen Matheus Souza Maciel, 14 anos

    A aluna Damaris Francisca de Oliveira, 14 anos, é fã de ciência e gostou de ver as coisas que aprende em aula sendo colocadas em prática. “É muito legal estar aqui, eu adoro ciência e física. Não sei ainda o que vou fazer quando crescer, mas quero que seja algo relacionado a isso!”, disse.

    Fabiano Viani Faracco, professor representante da turma, coordena um ateliê de ciência e tecnologia na escola e é entusiasta dos miniplanadores desde a infância “Sempre quis que a escola participasse do campeonato, felizmente, conseguimos no ano passado e, com muito trabalho e dedicação dos alunos, ganhamos o 1º lugar!”, vibra o professor.

     

    Voluntariado

     Apontado como um dos responsáveis pela vitória do grupo, o empregado Rubens José Cendrette, destaca a importância de participar de projetos como esse. “É incrível ver como essas crianças são inteligentes! É ótimo poder ajudá-las a aprender mais e colocar esse conhecimento em prática!”

    Fabiano reforça o pensamento do parceiro de projeto. “O campeonato e a visita a Embraer traz para as crianças uma nova visão de mundo, muito mais ampla e cheia de oportunidades. Esse é o principal prêmio!”

    Rubens, que é bicampeão do Campeonato, enfatiza. “Sou muito feliz por fazer parte da equipe dos Miniplanadores, não troco isso por nada!”

    Os colaboradores da Embraer podem atuar como voluntários no Campeonato de Miniplanadores orientando turmas de escola quanto à elaboração do projeto.

     
     visita.jpg
    Confraternização entre alunos, voluntário (segundo à esq.), professor (ultimo à dir.) e a organizadora do evento, Wanessa Oliveira (ao centro).


    Sobre o Campeonato

     Destinado aos alunos das escolas públicas e privadas das cidades de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e região, Botucatu e Gavião Peixoto, o Campeonato Embraer de Miniplanadores é uma iniciativa do Instituto Embraer, em parceria com a Embraer e seus empregados voluntários, que pretende levar a todos os participantes desafios reais que envolvem desde a elaboração de um Relatório de Projeto, com desenhos, esquemas e explicações relacionadas às soluções usadas para o desenvolvimento do miniplanador até a construção e teste visando avaliar, na prática, o desempenho deste durante a Competição de Voo.

Sobre o blog

No blog de notícias do Instituto Embraer você poderá acompanhar as últimas informações sobre os projetos educacionais em andamento, eventos e prêmios. Participe e deixe o seu comentário.