EMBRAER - Instituto Embraer

Blog Notícias


  • 24maio
    Regulamento Programa Parceria Social 2016 lançado

    O Instituto Embraer lançou, no dia 24 de maio, o edital do Programa Parceria Social 2016. O Programa, lançado em 2004, apoia projetos educacionais inscritos por Organizações da Sociedade Civil e apoiados por empregados voluntários da Embraer.

    Em 2015, mais de 12000 pessoas foram beneficiadas pelo Programa, que segue a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, lançados pela Nações Unidas em 2015. A agenda temática é fruto de consultas públicas realizadas pelo Instituto Embraer com a sociedade civil em 2015. Os temas selecionados foram: educação de qualidade, empoderamento da mulher,
    infraestrutura e tecnologia, prosperidade e equidade.

    Leia o regulamento do Programa Parceria Social aqui.

    PPS_Convite 2.png






  • 19maio
    Instituto Embraer realiza treinamento com voluntários em Belo Horizonte

    Os empregados do Centro de Tecnologia e Engenharia da Embraer, em Belo Horizonte, receberam no dia 17 de maio treinamento para aplicação do programa “Vamos falar de Ética?”. O evento, que aconteceu no auditório CETEC/SENAI, abordou temas pertinentes à conduta ética nas esferas profissional e pessoal e os também apresentou possibilidades de atuação em voluntariado e empreendedorismo oferecidos pelo Instituto Embraer. Os primeiros beneficiados em Minas Gerais são os alunos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Dutra, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.


    20160517_100912.jpg


    (Equipe de voluntários da Embraer no treinamento "Vamos falar de Ética")

    20160517_111821.jpg


    20160516_154945.jpg  


    20160516_154716.jpg  

  • 13maio
    Mês de Aniversário: Instituto Embraer comemora 15 anos

    O Instituto Embraer comemora neste mês de maio 15 anos de investimento em projetos educacionais de impacto nas regiões as quais a Embraer está presente.

    O Instituto Embraer foi criado em 2001 com o objetivo de fundar o Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos. Ao longo dos anos, a organização, por meio de parcerias, ampliou o seu escopo de trabalho e lançou outros programas. Atualmente, as iniciativas do Instituto têm como base três frentes de atuação: educação, engajamento com a sociedade e preservação da memória da indústria aeronáutica. Conheça melhor cada programa abaixo:

     

    Colégios Embraer

     

    Os Colégios Embraer Juarez Wanderley (fundado em 2002, em São José dos Campos) e Casimiro Montenegro Filho (fundado em 2013, em Botucatu) são projetos voltados aos alunos egressos da rede pública de ensino e que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos. O modelo aplicado oferece as três séries do Ensino Médio em período integral e se tornou referência em educação, com altas taxas de aprovação em vestibulares de universidades públicas e privadas. No total, 2.520 alunos foram formados pelas unidades São José dos Campos e Botucatu, sendo que esta última formou sua primeira turma em 2015.

     

    colegiobot.jpg
    (Alunos do Colégio Embraer de Botucatu)

     

    colegiojuarez.JPG
    (Alunos do Colégio Embraer de São José dos Campos)

    Programa Fundo de Bolsas

     

    Com o objetivo de garantir a continuidade dos estudos de jovens de baixa renda, o Instituto criou, em 2005, o programa Fundo de Bolsas, destinado a ex-alunos dos Colégios Embraer com ótimo desempenho escolar, limitações financeiras e que tenham sido aprovados em universidades públicas ou particulares com isenção total de mensalidade. Apenas em 2015, o Fundo beneficiou 277 jovens universitários.

     

    Foto_Fundo_de_Bolsas (13).JPG



     

     

    Programa de Empreendedorismo

     

    Realizados desde 2002 pelo Instituto Embraer, os programas de empreendedorismo têm como principal objetivo estimular o espírito empreendedor dos jovens. As iniciativas beneficiam alunos da rede pública das regiões onde a Embraer está inserida. São elas: Cockpit de Talentos, Empresa em Ação, Empresário Sombra por Um Dia, Miniempresa, Taxiway, Economia Pessoal e Vamos Falar de Ética.

    empreendedorismo pp.jpg


    Programa Parceria Social

     

    O Instituto também apoia projetos educacionais estruturados por organizações da sociedade civil. As comunidades participam ativamente na definição do escopo do Programa por meio de consultas públicas. A partir dessas consultas, o Instituto Embraer absorve as necessidades e as expectativas das diferentes regiões para incorporá-las as suas prioridades estratégicas e no edital do Programa. Desde 2004, mais de 140 projetos foram apoiados e, em 2015, mais de 12000 pessoas foram beneficiadas.

    pps.jpg 



    Programa de Voluntariado

     

    O Instituto Embraer coordena programas de fomento à cultura do voluntariado. O portal Asas do Bem é a ferramenta utilizada para mapear os empregados com interesse em apoiar iniciativas sociais. Em 2015, cerca de 560 empregados se envolveram nas ações sociais promovidas e apoiadas pelo Instituto Embraer.

    voluntariado.jpg

    Centro Histórico Embraer

     

    O Centro Histórico Embraer, criado em 2006 e incorporado à estrutura do Instituto em 2014, é responsável por resgatar, preservar e divulgar a memória da indústria aeronáutica no Brasil – tema que é objeto de estudo dentro e fora do país. O Centro possui espaços expositivos em São José dos Campos, Gavião Peixoto, Villepinte (França) e Fort Lauderdale (Estados Unidos), além do website www.centrohistoricoembraer.com.br.  Em 2015, o Centro Histórico realizou, em parceria com o Museu Catavento, a exposição “Um Voo Pela Embraer” em São Paulo. A iniciativa atraiu mais de 110.000 visitantes em dois meses de exibição.

    CH.jpg





    Programa de Visitas Guiadas

    O mais recente programa do Instituto busca abrir as portas de uma das unidades da Embraer, em São José dos Campos, para a comunidade. O programa foi lançado em 2016 em caráter experimental.






  • 06maio
    Voluntários apoiam alunos no programa “Economia Pessoal”

    Na última semana, entre os dias 2 e 5 de maio, o Instituto Embraer, com o apoio de sua equipe de voluntários, realizou o programa “Economia Pessoal” na Escola Estadual Conselheiro Gavião Peixoto, em Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo.

    Cerca de 100 jovens cursando o ensino médio participaram dos treinamentos e foram instruídos em como entender melhor seus interesses e suas habilidades pessoais, explorar opções de carreira e descobrir o valor de uma educação de qualidade. O projeto também proporciona aos alunos aprendizado sobre noções de elaboração orçamentária, gerenciamento financeiro pessoal e familiar, além de uma reflexão sobre as vantagens e as desvantagens do uso de crédito.


    13173803_1001672813244852_4265984361020481576_n.jpg


    13122922_930787820363853_8252458101131250217_o cópia.jpg





Sobre o blog

No blog de notícias do Instituto Embraer você poderá acompanhar as últimas informações sobre os projetos educacionais em andamento, eventos e prêmios. Participe e deixe o seu comentário.