EMBRAER - Instituto Embraer

Blog Notícias


  • 29junho
    Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá tem nome inspirado em árvore centenária

    O nome do Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá, em São José dos Campos, foi inspirado em uma árvore centenária localizada no Distrito Eugênio de Mello. Bem em frente ao terreno onde o Centro será instalado, um jequitibá se tornou referência na cidade e já motivou diversas campanhas sobre o meio ambiente.

    A espécie está em extinção, mas o exemplar de quase 500 anos resiste, apesar da necessidade de cuidados especiais para continuar de pé. Em junho, o Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá inaugurou o Museu da Flora Nativa, em parceria com a prefeitura de São José dos Campos. O objetivo do projeto é implantar bosques de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado em diferentes pontos da cidade.
     
    E dentre as mais de 40 espécies de árvores que foram plantadas pelos alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley, está uma muda de Jequitibá-rosa. Confira as fotos do dia da inauguração do Museu. 

    Jequitibá centenário - Esse foi o assunto que o jornal O Vale tratou essa semana. Novas ações estão sendo feitas para preservar o Jequitibá. Veja a reportagem sobre os principais cuidados que a árvore tem recebido.

    jequitibá_retomada].jpg

  • 27junho
    Voluntários organizam piquenique para relembrar bons momentos do trabalho em equipe

    ​O vínculo criado entre os voluntários do projeto Miniempresa 2011 continua mesmo após o encerramento das atividades. No sábado (23), o grupo se reuniu no Parque da Cidade com as famílias, para relembrar os melhores - e os mais engraçados - momentos do trabalho em equipe.
     
    A iniciativa foi do voluntário Felipe Ferri, que colaborou com o trabalho desenvolvido junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental, Ana Berling de Macedo, em São José dos Campos. Os consultores voluntários ficaram responsáveis por passar aos 40 adolescentes que participaram do Programa noções de Recursos Humanos, Finanças, Marketing, Produção e Liderança. Em 2011, os produtos escolhidos para serem trabalhados tiveram foco na sustentabilidade: ecopuffs e ecobags. Mais de 30 pessoas entre voluntários, alunos e amigos participaram do piquenique.

    Para ser voluntário em algum dos projetos do Instituto Embraer, entre em contato conosco pelo e-mail institutoembraer@embraer.com.br ou visite nosso site.

    piqniq.jpg



  • 26junho
    Colégio Embraer Juarez Wanderley na imprensa Canadense

    mont_fp.jpgColégio Embraer Juarez Wanderley é modelo de ensino no Brasil, segundo imprensa canadense. Veja matéria e vídeo do Financial Post com participação dos alunos e do Diretor Superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, Pedro Ferraz.

    Financial Post: Brazil’s growth engine requires fuel of skilled labour


    Saiba mais sobre o Colégio no site do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa

    www.institutoembraer.com.br

  • 25junho
    Programa Miniempresa, em Botucatu, inicia etapa final após venda de sacolas ecológicas

    ​O Programa Miniempresa já está na reta final em Botucatu. Os voluntários da Embraer juntamente com os alunos do Projeto Crescer, venderam mais de 300 sacolas ecológicas, somente na unidade Embraer da cidade. Ao todo foram mais de 500 sacolas vendidas - resultado do trabalho desenvolvido nas 14 semanas do projeto. Segundo o voluntário Rodrigo Moura, todos estão ainda mais motivados na expectativa da próxima etapa. “Agora nós vamos começar a fechar os relatórios e contabilizar o lucro para na semana seguinte fazermos a devolutiva”.
     
    Em 2012 o projeto contou com a participação de 26 adolescentes e mais de 20 voluntários. O programa tem duração de 15 semanas com jornadas semanais de 3 horas e meia. Os participantes criam uma empresa, escolhem seu produto, fabricam e vendem. Desta forma, conhecem os principais processos vividos no dia a dia empresarial. Os empregados da Embraer participam do programa como voluntários na tarefa de orientar os estudantes.
     
    A formatura da turma de Botucatu está programada para a primeira semana de agosto. Enquanto isso, São José dos Campos dá a largada para mais uma edição do Projeto Miniempresa. Logo após o período de inscrição e treinamento dos voluntários, começam as atividades com os alunos.
     
    Veja outras informações sobre o projeto aqui.
     
    Informações de como ser voluntário: (12) 3927-5701

    mont_miniempresa.jpg




  • 22junho
    Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá participa de programa regional sobre Meio Ambiente

    ​Desde abril deste ano a Universidade de Taubaté contribui com o desenvolvimento do Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá. Professores e estagiários realizam o chamado 'levantamento Florístico e Faunístico', um tipo de pesquisa de todas as espécies de animais e plantas nativas da região. O trabalho envolve ações durante as quatro estações do ano, no período diurno e noturno. Em uma das pesquisas de campo, à noite, os estudantes foram acompanhados pela equipe do programa Planeta Vanguarda, que trata do meio ambiente e sustentabilidade.

    Assista a matéria e saiba mais sobre a proposta do Centro e as atividades desenvolvidas no local.

    montagem.jpg
     
     

Sobre o blog

No blog de notícias do Instituto Embraer você poderá acompanhar as últimas informações sobre os projetos educacionais em andamento, eventos e prêmios. Participe e deixe o seu comentário.