EMBRAER - Instituto Embraer

Blog Notícias


  • 30setembro
    Semeando a cultura do voluntariado e do empreendedorismo

    IMG-20150926-WA0070.jpg 



    Voluntários empregados da Embraer foram capacitados ao longo do mês de setembro para os programas de empreendedorismo do Instituto Embraer: Cockpit de Talentos, Empresa em Ação, Miniempresa e Vamos Falar de Ética.

    Os treinamentos ocorreram nas unidades Embraer de Botucatu, Gavião Peixoto e Sorocaba. As atividades serão realizadas nos meses de outubro e novembro e têm como público alvo alunos da rede pública de ensino.


    IMG-20150926-WA0007.jpg



    Vamos Falar de Ética

    O projeto realizado em parceria com a Junior Achievement ocorreu em Araraquara, no qual jovens aprendizes do ceproesc (Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade) da Embraer de Gavião Peixoto, participaram da prática dos conceitos sobre conduta ética na vida pessoal e profissional.

  • 23setembro
    Instituto Embraer lança novo programa em parceria com Junior Achievement

    11057494_10207144272512396_4402321612065668395_o.jpg 









    O Programa Empresa em Ação é a mais nova iniciativa de Empreendendorismo do Instituto Embraer e tem foco em estudantes do 9º ano do ensino fundamental. O projeto tem como seu principal objetivo apresentar características chave do sistema econômico do Brasil e o papel das empresas neste contexto. As atividades são projetadas para reforçar conceitos econômicos ensinados em história e geografia. Ao longo do programa estudantes aprendem, entre outros conceitos, o da responsabilidade social.

    A iniciativa conta com participação ativa de empregados voluntários Embraer. No dia 18 de setembro, os empregados Ariadna, Daniel, Elaine Silva, Elaine Fialho, Maykon, Renato e Ricardo participaram do treinamento de voluntários para o Empresa em Ação e são os primeiros voluntários do Instituto Embraer em Sorocaba.

    O Programa Empresa em Ação conta com mais uma parceira com a Junior Achievement e tem data de início para o dia 19 de outubro.


  • 22setembro
    Veja como foi o JWONU 2015

    Mari.jpg











    O Colégio Embraer Juarez Wanderley realizou nos dias 17 e 18 deste mês a 3ª edição da JWONU. O evento segue modelo de simulação que proporciona aos alunos a experiência de assumir papéis relacionados à diplomacia, constituindo processos de discussão e de decisões, bem como as regras de conduta estabelecidas nos organismos que integram o sistema das Nações Unidas.

    A proposta pedagógica tem como premissa desenvolver habilidades e competências fora das atividades de sala de aula, promovendo o desenvolvimento sustentável. O evento é alinhado a proposta das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que postula a formação cidadã dos estudantes.

    Neste contexto, o JWONU tem como objetivo formar cidadãos autônomos e críticos, com consciência de seus deveres e direitos e cientes dos problemas da agenda internacional. Para tanto, são colocados em pauta temas como a diversidade cultural, social, lingüística, de gênero, cor, credo e política.

    A simulação foi constituída por oito comitês, que abordaram os principais temas e acontecimentos da atualidade. Neste ano também foram integrados dois novos comitês referentes à Guerra das Malvinas, ministrados inteiramente em inglês e espanhol.

    Além dos comitês, o evento contou com um plano de comunicação robusto, com duas agências de comunicação criadas para informar em tempo real todo conteúdo do evento, sendo uma impressa e outra televisiva.

    A Diretora Superintendente do Instituto Embraer, Mariana Luz, encerrou o evento compartilhando com os participantes os desafios da agenda sustentável e as oportunidades de atuação da sociedade civil, do setor privado e dos governos no desenvolvimento sustentável e inclusivo, a exemplo de projetos desenvolvidos pelo Instituto Embraer.

    A simulação foi reconhecida pela UNIC Rio (Centro de Informação das Nações Unidas Rio de Janeiro).

    Conheça os comitês que compuseram o evento:

    CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas)

    Os Limites da Espionagem Contemporânea e a Luta contra o Jihadismo

     

    CDH (Conselho dos Direitos Humanos)

    Direitos de orientação sexual e a Identidade de Gênero e a intervenção do Estado nas relações humanas

     

    OMS (Organização Mundial da Saúde)

    Diretrizes estratégicas no combate ao HIV através das populações chave

     

    OIT (Organização Internacional do Trabalho)

    O Combate às explorações e precariedades trabalhistas em grandes companhias

     

    UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura)

    O esporte educacional como meio de inclusão social de crianças guerrilheiras e refugiados

     

    STF (Supremo Tribunal Federal)

    Reforma política e a proibição da reeleição

     

    Falklands War / Guerra de Las Malvinas

    Guerra das Malvinas

     

    Conferência de Paz de Paris (1919)

    O Tratado de Versalhes

  • 03setembro
    Começa Programa Miniempresa em Botucatu

    Programa iniciou no dia 25 de agosto e é voltado para alunos do ensino médio da rede pública de ensino.

    Os participantes serão responsáveis por criar uma empresa e definir o seu produto, que proporciona uma experiência prática em gestão, além de vender ações para possíveis investidores do novo negócio. O programa também conta com empregados voluntários da Embraer, que participam durante todo o processo, orientando os estudantes em suas jornadas.

    O Programa é fruto de uma parceria entre Instituto Embraer e a Junior Achievement do Estado de São Paulo.

  • 03setembro
    Demoiselle acontece em São José dos Campos

    Instituto Embraer apoia o evento que acontece neste sábado, o Demoiselle, competição voltada para estudantes do ensino médio, cujo objetivo é incentivar nos jovens participantes o fascínio pela aviação e o interesse pela Engenharia.

    O grande diferencial desta competição é o desafio de construir com materiais de baixo custo e fazer voar um aeromodelo propulsionado à hélice e movido pela torção de um elástico. Para tanto, os estudantes desenvolvem também a prática do trabalho em equipe, pesquisando as melhores técnicas e soluções, além da promoção de testes e experimentos diversos.​



    demoiselle2015.jpg


Sobre o blog

No blog de notícias do Instituto Embraer você poderá acompanhar as últimas informações sobre os projetos educacionais em andamento, eventos e prêmios. Participe e deixe o seu comentário.